Conheça Projeto FOCO

Em parceria com a Prefeitura de Inhumas, com a UFG e a empresa ADM, FAMI lança novo projeto

Foto: FAMI

O objetivo do Projeto FOCO é trabalhar com a criação de peixes associada a produção de vegetais em sistema de aquaponia. Num sistema colaborativo, os resíduos provenientes dos peixes se transformam em adubo para as hortaliças, que em contrapartida absorvem a água do criatório, devolvendo-a mais limpa para os peixes.

Para que a realização deste Projeto fosse possível, a FAMI estabeleceu diferentes parcerias. Neste sentido a empresa ADM, representada pela Purina, dará aporte financeiro ao Projeto, enquanto a Prefeitura Municipal de Inhumas cedeu parte da área da Escola Agropecuária João Abrahão Sobrinho, onde foram instalados reservatórios em que serão mantidos os peixes e produzidas as hortaliças.

Da mesma maneira, a Universidade Federal de Goiás - UFG disponibilizará o coordenador do curso de Agronomia, bem como, os graduandos da área, que juntos acompanham a área onde os reservatórios foram instalados e as atividades ali desenvolvidas.

Dentre os inúmeros benefícios que a realização deste Projeto trará ao nosso município, destacamos o incentivo ao empreendedorismo local, a geração de empregos, a prática da agricultura familiar, e, como consequência, formando conceitos de sustentabilidade e cooperatividade.

O objetivo é unir grupos familiares que já são atendidos pela Fundação em outros programas, e, que apresentem maior hipossuficiência financeira. Inicialmente cerca de 20 (vinte) famílias serão beneficiadas, com prospecção de dobrar o número de atendidos. Logo, traremos mais novidades e fotos desse Projeto que vai ajudar tantas pessoas.

Redação FAMI