Projeto FOCO faz 1ª colheita de hortaliças produzidas em sistema aquaponia

Realizado em parceria com a empresa ADM Purina, Prefeitura de Inhumas e com a UFG, o Projeto objetiva a criação de peixes associada a produção de vegetais em sistema de aquaponia.

Na tarde de ontem (24) a FAMI realizou a primeira colheita de hortaliças produzidas pelo Projeto FOCO em sistema de aquaponia. Em outra matéria, explicamos detalhadamente como funciona a produção realizada pelo Projeto FOCO.

Assim lembramos que um dos objetivos deste Projeto é unir grupos familiares que já são atendidos pela Fundação em outros programas, e, que apresentem maior hipossuficiência financeira, para que possam trabalhar em conjunto com nossa equipe, a produção das hortaliças que seriam mais tarde, distribuída entre as famílias envolvidas.

Com a pandemia ocasionada pela Covid-19, não conseguimos trazer para o campo as famílias, conforme era previsto inicialmente. Isso porque, a recomendação das autoridades sanitárias é pela manutenção do isolamento social para diminuir o risco de contágio do vírus.

COLHEITA DE ALFACE

Mesmo sem o auxilio direto das famílias que serão assistidas o Projeto FOCO seguiu seu curso, e os colaboradores do Projeto não mediram esforços para que o trabalho desenvolvido tivesse êxito. Por isso, pudemos realizar nossa primeira colheita de Alfaces que foi destinada às famílias das crianças que são atendidas pela FAMI em outros Programas.

Ao todo, foram colhidos da tarde de ontem cerca de 120 pés de alface, sendo que a expectativa é de que esta será a média de colheita semanal. Nossos colaboradores seguiram um cronograma de tempo de plantio escalonado, justamente para que as colheitas pudessem ser realizadas de forma semanal.

Vale destacar que são duas estufas grandes e que além da produção de alface, estão sendo cultivados outras folhagens como a salsa e rúcula que logo atingirão o estágio de colheita. Ademais, logo também será cultivado o coentro.

QUAIS FAMÍLIAS FORAM BENEFICIADAS COM A PRIMEIRA COLHEITA?

Ao todo, neste primeiro momento, foram selecionadas 20 (vinte) famílias com perfil de baixa renda ou onde os chefes de família estivessem desempregados, entre alunos atendidos pelos Programas Polícia Mirim, Bombeiro Mirim e Programa Caminhar.

Foi pensando na necessidade dessas famílias que a FAMI resolveu adquirir outras verduras/legumes, formando uma cesta de verduras que, além das alfaces produzidas pelo Projeto FOCO também continuam tomates, cenouras, batata, repolho, cebola e, inclusive, uma dúzia de ovos.

Além das verduras mencionadas, a FAMI também organizou kits com pacotes de bolacha "rosquinha Mabel" e 1 lata de extrato de tomate de 850g, itens remanescentes de uma doação recebida do Mesa Brasil no fim do ano passado.

Ressaltamos mais uma vez, que a realização do Projeto FOCO foi possível graças ao aporte financeiro dado pela empresa ADM (representada pela Purina), bem como, as parcerias estabelecidas com a Prefeitura Municipal de Inhumas e Universidade Federal de Goiás – UFG.

Veja abaixo nossa galeria de fotos clicando aqui embaixo.

Redação FAMI

0 / 14
1ª colheita Projeto FOCO
1 / 14
1ª colheita Projeto FOCO
2 / 14
1ª colheita Projeto FOCO
3 / 14
1ª colheita Projeto FOCO
4 / 14
1ª colheita Projeto FOCO
5 / 14
1ª colheita Projeto FOCO
6 / 14
1ª colheita Projeto FOCO
7 / 14
1ª colheita Projeto FOCO
8 / 14
1ª colheita Projeto FOCO
9 / 14
1ª colheita Projeto FOCO
10 / 14
1ª colheita Projeto FOCO
11 / 14
1ª colheita Projeto FOCO
12 / 14
1ª colheita Projeto FOCO
13 / 14
1ª colheita Projeto FOCO